Space Imaging Brasil

Imagem tirada com o satélite Ikonos
Processamento Digital de Imagens

A função do processamento digital de imagens de sensoriamento remoto é a de fornecer ferramentas para facilitar a identificação e a extração da informação contida nas imagens, para posterior interpretação. Nesse sentido, sistemas dedicados de computação são utilizados para atividades interativas de análise e manipulação das imagens brutas. O resultado desse processo é a produção de outras imagens, estas já contendo informações específicas, extraídas e realçadas a partir das imagens brutas.


Ortorretificação


Este processo de correção é necessário principalmente pelo fato de que as imagens de satélites são obtidas por meio de perspectiva central, ou seja, são representadas em projeções cônicas.


Durante o processo de ortorretificação, a imagem é projetada numa superfície de projeção cartográfica, usando uma superfície de representação para a Terra e um sistema de coordenadas, com o objetivo de gerar a maior correspondência possível entre o posicionamento de pontos na imagem e o de pontos homólogos na superfície terrestre imageada.


Realce e Equalização


Equalizar o histograma significa obter a máxima variância do histograma de uma imagem, obtendo assim uma imagem com o melhor contraste. O contraste é uma medida qualitativa e que está relacionada com a distribuição dos tons de cinza em uma imagem.


Mosaicagem


O termo mosaico é um sinônimo de junção de imagens, ou seja, diferentes arquivos de imagens separadas, porém adjacentes, são automaticamente agrupados em um único arquivo. O produto final do mosaico é uma imagem topologicamente consistente, com continuidade física.


Altimetria e MDT


Utilização das Imagens de alta resolução para desenvolvimentos de bases de altimetria, e modelo digital de terreno. Os modelos de visualização 3D têm uma variedade de aplicações em Cartografia, como por exemplo: Análise de Situação do Local, Planejamento de Emergências, Zoneamento Urbano, Volumes Urbanos para Estudos Ambientais, Marketing, Turismo, etc. Mesmo que geralmente usados simplesmente para imaginar os ambientes construídos, há aplicações como interfaces 3D a modelos de simulação mais sofisticados.

Fornecedores: At, MDA e DigitalGlobe